ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O CICLO DE VIDA DE PEQUENAS EMPRESAS NO COMÉRCIO MINEIRO
Palabras clave:
ciclo de vida, pequenas empresasResumen
Este artigo pesquisou o ciclo de vida das firmas atuantes no setor comercial, expondo estrutura, mercado e perspectivas existentes em Minas Gerais, com intenção de alavancar o mercado local, possibilitando o uso dos dados desta pesquisa como instrumento para o desenvolvimento de um plano de negócios. Uma revisão bibliográfica com dados de instituições de medição, como Datasebrae, foram utilizadas como fonte de pesquisa. A pesquisa foi dividida em cinco partes principais: inicialmente uma contextualização, posteriormente uma discussão sobre a relevância do comércio e seu desenvolvimento, abordagem sobre as diferentes categorias da economia, chegando a discussão acerca dos empecilhos encontrados pelas empresas de pequeno porte dentro do segmento comercial.
Referencias
DATASEBRAE, Inteligência para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios, 2015. Acesso 25/11/2020: https://datasebrae.com.br
DEMINIG, W. Edwards, The W. E. Deming Institute.
DRUCKER, Peter Ferdinand. Introdução à administração. São Paulo: Thomas Learning, 2006.
EMPREENDA. Ferramenta Software: Business Model Canvas (BMC).
FECOMÉRCIO. Registro de empresas cresce em Minas Gerais, 2018. Acesso 7/11/2020: http://www.fecomerciomg.org.br/2018/07/registro-de-empresas-cresce-em-minas-gerais
MAIORINO, Giancarlo. At the Margins of the Renaissance: Lazarillo de Tormes and the Picaresque Art of Survival. Penn State Press, 2010.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2001.
NAKAGAWA, Marcelo. Plano de Negócios: teoria geral. Barueri, SP: Manole, 2011.
NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation. New Jersey: John Wiley & Sons, 2010.
PEREIRA, H. J., SANTOS, S. A. dos. Criando seu próprio negócio: como desenvolver o potencial empreendedor. São Paulo: SEBRAE/FIA/USP, 1995.
ROSA, C. A. Como elaborar um plano de negócio. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2004.
SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Sobrevivência das Empresas no Brasil. Brasília, DF, 2016.
SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 2014. Acesso 7/11/2020: http://datasebrae.com.br/documentos2/pesquisas/Economia_do_Interior/interior_-_15_05_2014.pdf.
TIMMERS, P. Business models for electronic markets. Journal of Electronic Markets, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 3-8, 1998.
VIRILIO, Paul. Paul Virilio, “Un monde superexposé: fin de l'histoire, ou fin de la géographie?”, Le Monde Diplomatique, agosto de 1997, p. 17.
VAROTTO, Luís Fernando. Ponto de Vista: A história do varejo. Ed. Aquarela, 2006.