PLANEJAMENTO E CONDUÇÃO DE UMA DISCIPLINA COM FOCO NO ENSINO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FUNDAMENTADA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
Palavras-chave:
aprendizagem baseada em problemas, projeto semestral europeu, metodologias ativas, ensino de engenharia de produçãoResumo
Em um mercado altamente competitivo, as empresas necessitam de recursos humanos, em especial engenheiros, cada vez mais qualificados. Nesse cenário, as Universidades desempenham um papel importante ao formar os futuros profissionais do país. No entanto, nessa tarefa, as Instituições deparam-se com o desafio de atrair e lidar com jovens da Geração Y, que apresentam características e necessidades que não são mais atendidas pelos métodos de ensino tradicionais. Dessa forma, é importante estudar e desenvolver alternativas de ensino que atendam às exigências das empresas, bem como o novo perfil de estudantes. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma abordagem desenvolvida com este objetivo. Deste modo, este trabalho visa apresentar o planejamento e condução de uma disciplina de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), fundamentada na ABP. O método adotado foi o de pesquisa-ação, onde os autores participaram ativamente durante todas as etapas da disciplina. Como resultados, destacam-se, neste artigo, os benefícios alcançados por todos os envolvidos: alunos, tutores, professor e embaixadores da empresa.
Referências
Andersen, Arvid. A fórmula EPS – Projeto Semestral Europeu. In: Campos, Luiz Carlos de; Dirani, Ely Antonio Tadeu; Manrique, Ana Lúcia (orgs.). 1ª ed. Educação em Engenharia: Novas Abordagens. São Paulo - EDUC. 2011.
Barrows, Howard . S. Problem-based learning in medicine and beyond: a brief overview. New Directions for Teaching and Learning, v. 1996, n. 68, p.3-12, 1996.
Branda, Luis A. A Aprendizagem Baseada em Problemas – o resplendor tão brilhante de outros tempos. In: Araújo, Ulisses F.; Sastre, Genoveva (orgs.). Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Superior. 1ª ed. São Paulo: Editora Summus, 2009.
Brasil, Ministério Da Educação. Princípios norteadores das engenharias nos institutos federais. Brasília, 2009.
Campos, Luiz Carlos de; Dirani, Ely Antonio Tadeu; Manrique, Ana Lúcia. Educação em Engenharia. Novas Abordagens. São Paulo: EDUC, 2011.
Cardoso, Igor de Moraes. Métodos Ativos de Aprendizagem: o uso do aprendizado baseado em problemas no ensino de logística e transportes. Itajubá: UNIFEI, 2011. 131 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, Minas Gerais, 2011.
Cervo, Amado Luiz; Bervian, Pedro Alcino. Metodologia Científica. São Paulo: Editora Prentice Hall, 2003.
Coughlan, Paul; Coghlan, David. Action research for operations management. International Journal of Operations & Production Management, v. 22, n. 2, p. 220-240, 2002.
DIAS, Michele de Cacea; Turrioni, João Batista; Silva, Cristiano Vieira da. O uso do aprendizado baseado em problemas no ensino da engenharia de produção. In: Anais do XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), Bento Gonçalves, RS, Brasil, 2012.
Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira. Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 2, p. 403-418, 2012.
Mamede, S. Aprendizagem baseada em problemas: características, processos e racionalidade. Fortaleza: Hucitec, 2001.
Pereira, Liandra; Treml, Edina Elisangela Zellmer Fietz; Rank, Sueli Maria Weiss. A geração Y e os processos de aprendizagem na Universidade: um estudo exploratório no curso de Engenharia Mecânica numa universidade do interior de Santa Catarina. In: Anais do XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), Bento Gonçalves, RS, Brasil, 2012.
Ribeiro, Luis Roberto de Camargo; Mizukami, Maria da Graça Nicoletti. Student Assessment of a Problem-Based Learning Experiment in Civil Engineering Education. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice, v. 131, p. 13-18, 2005.
Ribeiro, Luis Roberto de Camargo. Aprendizagem Baseada em Problema (PBL) na Educação em Engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, n. 2, p. 23-32, 2008a.
Ribeiro, Luis Roberto de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. 2008b. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008b.
Silveira, Denise Tolfo; Córdova, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: Gerhardt, Tatiana Engel; Silveira, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
Thiollent, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Editora Cortez, 2011.