A COMUNICAÇÃO COMO FATOR DECISIVO PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL

Autores/as

  • Dênis Mateus Paiva ASMEC Pouso Alegre
  • Pedro Jose Papandrea Brasil Educação S/A
  • Aline Luíza Simões Barreto ASMEC Pouso Alegre
  • Kátia Flávia Torres de Lima ASMEC Pouso Alegre

Palabras clave:

comunicação, mensagem, oranização, distorção

Resumen

No presente artigo serão encontradas visões de diversos autores acerca de temas como comunicação, comunicação organizacional, comunicação interna destacando a importância da comunicação interna nas organizações. Buscou-se desenvolver uma pesquisa voltada para a preocupação da comunicação eficaz dentro da empresa. Atualmente, vive-se em um mundo onde há muitos problemas nas informações devido à distorção da mensagem dentro da organização, ou seja, a mensagem não chega de maneira clara à pessoa receptora podendo causar alguns problemas e até mesmo conflitos. É importante que a empresa encare a comunicação como aliada para os negócios, pois o bom relacionamento com seus públicos, interno e externo, assegura o reconhecimento perante a sociedade, valoriza os recursos e o potencial de seus colaboradores, e auxilia no fortalecimento da reputação. Ter uma comunicação empresarial feita de forma profissional pode ajudar nos negócios. Identificando tal problema surgiu à necessidade de trabalhar este tema com a finalidade de conscientizar as organizações da importância da comunicação e como o mesmo este assunto está sendo abordado.

Biografía del autor/a

  • Dênis Mateus Paiva, ASMEC Pouso Alegre

    Mestre em Economia, especialista em Gestão Financeira e Controladoria, bacharel em Administração,
    Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Analista de Inteligência Educacional na Excelsior Educação
    Corporativa, professor na UNISEPE.

  • Aline Luíza Simões Barreto, ASMEC Pouso Alegre

    Bacharela em Administração, bacharelanda em Ciências Contábeis

  • Kátia Flávia Torres de Lima, ASMEC Pouso Alegre

    Bacharela em Administração

Referencias

Chiavenato, Idalberto. Iniciação a Administração Geral. 1ª ed. São Paulo: Mcgraw-Hill, 1989.

Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas. Elsevier Brasil, 2008. Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas. Elsevier Brasil, 2008.

Koontz E O'donnell. Fundamentos da administração. 12. ed. São Paulo: Livraria Pioneira, 1981.

Lacombe, Francisco José Masset. Heilborn, Gilberto Luiz José. Administração Princípios e Tendências. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

Matos, Gustavo Gomes de. Comunicação empresarial sem complicações: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo. 2 ed. Ver. E ampl. Barueri, SP: Manole, 2009.

Pimenta, Maria Alzira. Comunicação Empresarial. 5 ed. Campinas: Alínea, 2006.

Que Conceito. Comunicação.

Disponível em :<https://queconceito.com.br/comunicação>.Acesso em 05 de nov.201

Schermerhorn, John R.; Hunt, James G.; Osborn, Richard N.

Fundamentos de Comportamento Organizacional. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 1999.

Smith,Adam.; A riqueza das nações :São Paulo: Martins Fontes,2003.

Torquato, Gaudêncio: Comunicação Empresarial / Comunicação institucional. São Paulo: Summus. 1996.

Torquato, Gaudêncio. Cultura, poder, comunicação e imagem: fundamentos da nova empresa. São Paulo: Pioneira, 1991. _. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

Archivos adicionales

Publicado

2020-03-31

Cómo citar

A COMUNICAÇÃO COMO FATOR DECISIVO PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL. (2020). Journal of Open Research, 1(1), e3. https://journals.stellata.com.br/jor/article/view/3