OTIMIZAÇÃO DE ROTAS VISANDO A REDUÇÃO DE CUSTOS DE OPERAÇÃO DA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS REALIZADA NO SUL DE MINAS GERAIS
Keywords:
coleta de resíduos, coleta seletiva, otimização de rotas, minimização de custosAbstract
Os resíduos sólidos, na sua maioria, são descartados em aterros sanitários ou de forma irregular podendo causar o surgimento de doenças e, assim, afetando a população e o meio ambiente. Como medidas para amenizar este impacto, torna-se necessário a implantação de um sistema de coleta seletiva de resíduos de forma eficaz. Por lei federal, é de responsabilidade dos municípios implantar mecanismos capazes de reduzir a degradação ambiental, entretanto, os altos custos para o tratamento adequado dos resíduos produzidos impactam de forma significativa nos cofres públicos. Por esta razão, aliar técnicas de otimização de rotas com o problema existente em diversas prefeituras pode representar um meio viável para a redução de custos aonde o tempo de deslocamento dos veículos utilizados na coleta seletiva será otimizado e, assim, tendo um maior aproveitamento na execução dos serviços realizado pelas prefeituras. Desse modo, o objetivo destre trabalho é o de utilizar a pesquisa operacional como uma ferramenta que visa a otimização das rotas utilizadas para a coleta de resíduos sólidos na cidade de Santa Rita do Sapucaí / MG. Assim sendo, a redução de custos obtida na rota dos resíduos sólidos proporcionará recursos que poderão ser investidos na implementação na coleta seletiva na cidade e, assim, auxiliando a prefeitura no tratamento dos resíduos gerados pela população.
References
Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, 2009.
Alkmim, E. B. Conscientização ambiental e a percepção da comunidade sobre a coleta seletiva na cidade universitária da UFRJ. 2015. 150 p. Dissertação (Mestrado de Engenharia Urbana)- Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2015. Layragues,P. O cinismo da reciclagem: o significado da reciclagem e suas implicações para a educação ambiental. In: Vários Autores. Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.
Andrade, Eduardo L. Introdução à pesquisa operacional. 2 ed. Rio de Janeiro: LCT, 1998.
Bertrand, J. W. M.; Fransoo, J. C. Operations management research methodologies using quantitative modeling. International Journal of Operations & Production Management, v. 22, n. 2, p. 241-264, 2002.
Bronson, R.; Naadimuthu, G. Operations Research. 2 Ed. New York: McGraw-Hill, 1997.
Caixeta-Filho, José Vicente. Pesquisa Operacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Colin, E. C., (2007). Pesquisa Operacional: 170 aplicações em estratégica, finanças, logísticas, produção, marketing e vendas. Livro; Editora LTC; Rio de Janeiro; p. 498.
Cormen, Thomas H. Introduction to algorithm. 23. ed. MIT: McGraw-Hill, 1999.
D`Almeida, M. L. O.; Vilhena, A. Lixo municipal: manual de gerenciamento integrado. 2. ed. São Paulo: IPT/CEMPRE, 2000.
Goldbarg, M. C.; Luna, H. P. L. Otimização Combinatória e Programação Linear. 2 Ed. Editora Campus, 2000.
LachtermacheR, G.. Pesquisa operacional na tomada de decisões, 3.ed. Rio de Janeiro : Editora Campus Elsivier, 2007.
Loesh, C. E Hein, N., (2009). Pesquisa operacional: fundamentos e modelos. São Paulo: Saraiva.
Moreira, D. A. Pesquisa Operacional: Curso Introdutório. São Paulo: Thomson Learning, 2010.
Novaes, A. G. e Alvarenga, A. C. Logística Aplicada: Suprimento e Distribuição Física. São Paulo, Edgard Blucher, 2000.
Novaes, Antonio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. 3° Ed. Rio de Janeiro. Elsevier. 2007.
Prefeitura De Santa Rita Do Sapucaí, PMGIRS - Plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos se Santa Rita do Sapucaí-MG,2015.
Puccini, A.,L.. Introdução à programação linear. Rio de Janeiro: livros técnicos e científicos Editora S.A, 1980.
Silva, E. M.; Silva, E. M.; Gonçalves, V.; Murolo, A. C. Pesquisa Operacional: programação linear. 3 Ed. São Paulo: Atlas, 1998.
Silveira, D. T.; Córdova, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora de UFRGS, 2009. p. 31-42.
Slack, N.; Chambers, S.; Johnston, R. Administração da Produção. Atlas, São Paulo, 2002.
Vilhena, A. Lixo municipal: manual de gerenciamento integrado. 4. ed. São Paulo: CEMPRE, 2018.
Winston, W.L. (1994). Operations Research, Applications and Algorithm, 3 rd Ed.. Belmont (CA): Duxburry Press.