ANÁLISE DO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE ENGENHARIA FUNDAMENTADA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Authors

  • Camila Pereira Pinto Universidade Federal de Itajubá
  • Anna Paula Galvao Scheidegger Universidade Federal de Itajubá
  • Juliana Helena Daroz Gaudencio
  • João Batista Turrioni Universidade Federal de Itajubá

Keywords:

aprendizagem baseada em problemas, projeto semestral europeu, métodos de avaliação, metodologia ativa, ensino de engenharia

Abstract

O mundo globalizado de hoje exige que os profissionais, em especial, os engenheiros estejam preparados para lidar com um cenário dinâmico e de inúmeros desafios. Com isso, as escolas de engenharia têm sido desafiadas a repensar seu método de ensino, considerado muitas vezes ultrapassado pelos atuais graduandos. Neste cenário, as Universidades vêm buscando adotar metodologias de ensino ativo em sua estrutura curricular, como a Abordagem Baseada em Problemas. Porém, ensinar ativamente por si só já não é uma tarefa simples. Quando se considera as formas de avaliar o conhecimento adquirido através desse método, a atividade se torna ainda mais complexa. Por isso, este trabalho pretende analisar o método de avaliação adotado na condução de uma disciplina fundamentada na abordagem ativa no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Para isso, os pesquisadores adotaram a metodologia de pesquisa-ação, onde atuaram como facilitadores, em conjunto com os demais envolvidos, planejando, implementando e monitorando o método de avaliação adotado. Por fim, foi possível identificar os pontos fortes e fracos do método, bem como propor melhorias para futuras disciplinas.

References

Almeida, Ana Maria Freire da Palma Marques de. Avaliação da aprendizagem e seus desdobramentos. Revista da Rede de Avaliação da Educação Superior, Campinas, v.2, n.2, p.37-50, 1997.

Bayot, Paula Cristina Porto. Avaliação por Competência no Mundo Globalizado. In: Anais do VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão, Niterói e Rio de Janeiro, RJ, 2011.

Campos, Luiz Carlos de; Dirani, Ely Antônio Tadeu; Manrique, Ana Lúcia. Educação em Engenharia. Novas Abordagens. São Paulo: EDUC, 2011.

Cardoso, Igor de Moraes. Métodos Ativos de Aprendizagem: o uso do aprendizado baseado em problemas no ensino de logística e transportes. Itajubá: UNIFEI, 2011. 131 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, Minas Gerais, 2011.

Chiavenato, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Elsiever, 2008.

Coughlan, Paul; Coghlan, David. Action research for operations management. International Journal of Operations & Production Management, v. 22, n. 2, p. 220-240, 2002.

Dias, Michele de Cacea; Turrioni, João Batista; Silva, Cristiano Vieira da. O uso do aprendizado baseado em problemas no ensino da engenharia de produção. In: Anais do XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), Bento Gonçalves, RS, Brasil, 2012.

Enemark, Stig; Kjaersdam, Finn. A ABP na teoria e na prática: a experiência de Aalborg na inovação do projeto no ensino universitário. In: Araújo, Ulisses F.; Sastre, Genoveva (orgs.). Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Superior. 1ª. ed. São Paulo: Editora Summus, 2009.

Hadji, Charles. A avaliação, regras do jogo: das intenções aos instrumentos. 4ª. ed. Portugal: Porto Editora Ltda, 1994.

Macambira, Paulo Marcelo Fecury. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): uma aplicação na disciplina “gestão empresarial” do curso de Engenharia Civil. In: Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), Belém, PA, Brasil, 2012.

Masson, Terezinha Jocelen; Miranda, Leila Figueiredo de; Munhoz Jr., Antonio Hortêncio; Castanheira, Ana Maria Porto. Metodologia de Ensino: Aprendizagem Baseada Em Projetos (PBL). In: Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), Belém, PA, Brasil, 2012.

Reis, Germano Glufke. Avaliação 360 graus: Um instrumento de desenvolvimento Gerencial. 3ª. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

Ribeiro, Luis Roberto de Camargo. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2008.

Ribeiro, Luis Roberto de Camargo; Mizukami, Maria da Graça Nicoletti. Student Assessment of a Problem-Based Learning Experiment in Civil Engineering Education. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice, v. 131, p. 13-18, 2005.

Additional Files

Published

2020-04-03

How to Cite

ANÁLISE DO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE ENGENHARIA FUNDAMENTADA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. (2020). Journal of Open Research, 1(2), e13. https://journals.stellata.com.br/jor/article/view/13