A INFLUÊNCIA DO AUMENTO DAS TAXAS DE IMPORTAÇÃO NO MERCADO DE AÇÕES DO SETOR TÊXTIL E DE VESTUÁRIO EM EMPRESAS S.A
Palavras-chave:
Taxa de importação, Eficiência de mercado, Setor têxtilResumo
O aumento das taxas de importação via e-commerce gerou expectativas no setor têxtil e de vestuário brasileiro, que enfrentavam dificuldades com a concorrência de produtos estrangeiros. Este estudo buscou analisar o impacto dessa mudança nos retornos das ações de sete empresas do setor, sendo elas: Renner, Arezzo, Vivara, Grendene, Alpargatas S.A, Vulcabras e Technos, todas com ações negociadas durante o período do evento analisado. Utilizando a metodologia de análise de estudos de eventos, observou-se que os retornos acionários estavam em conformidade com a hipótese do mercado eficiente. Isso indica que o anúncio já estava precificado nos valores das ações durante o período analisado. A conclusão obtida foi que o mercado de capitais brasileiro, diante do anúncio do possível aumento das taxas de importação no e-commerce, demonstrou um comportamento típico da forma semiforte de eficiência informacional, reagindo de maneira adequada e refletindo as informações disponíveis nos preços das ações.
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